domingo, 21 de outubro de 2012

Apresentação



"A missão de educar para o futuro depende dos caminhos que escolhemos no presente. As futuras gerações necessitam de educadores que vivam o presente de uma forma inovadora, para que haja esperança de uma educação mais completa, em que o conhecimento ultrapasse a paredes das salas de aula."

Este blog é uma atividade do PROGRAMA PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CONTEMPORANEIDADE – LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DIGITAL, que pretende ampliar a formação dos participantes para que possam tomar parte de forma mais efetiva nas práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias, uma das exigências para uma participação mais efetiva, letrada e cidadã na sociedade.
A primeira versão do Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade foi elaborada pela PUC-SP, a partir de uma demanda da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) e contou com a participação de professores de todas as áreas do currículo. Nesta segunda versão, apresenta-se reformulado para contemplar as sugestões feitas pelos cursistas concluintes da primeira versão e para estar em sintonia com o momento presente em que é novamente oferecido à rede pública estadual.
A ideia do curso é refletir e exercer, com os educadores em formação, práticas de leitura e escrita em ambientes digitais interativos. A partir dessas vivências, pretende-se trabalhar com diferentes abordagens de circulação, compreensão e produção de textos - em diferentes gêneros, modalidades e linguagens - nas salas de aula da rede pública estadual.
O programa todo é composto por quatro cursos:
Curso 1 - Leitura e Escrita em Contexto Digital
Neste primeiro curso estão previstas atividades de integração, familiarização com os recursos computacionais e ferramentas digitais - de leitura e escrita em ambiente digital, com destaque para a leitura e produção de blogs e para o uso/preenchimento de gêneros burocráticos - formulários, perfis e cadastros. Além disso, haverá exploração de conceitos fundamentais no curso (gêneros do discurso, esferas de atividade) e atividades de reconhecimento de características de textos. O curso termina com uma análise de práticas pedagógicas correntes na escola e uma reflexão sobre o quanto elas contribuem para o desenvolvimento das capacidades leitoras e escritoras.
Curso 2 – Em dia com a ciência e o conhecimento: a escola no século XXI
No curso 2 você será convidado a vivenciar e analisar as capacidades de leitura e escrita relacionadas aos discursos das ciências que alimentam as disciplinas escolares. Explorará os discursos científicos, de divulgação científica e didáticos, em diversas áreas do conhecimento, e as capacidades específicas de leitura e escrita que eles exigem. A intenção é que você reflita para perceber também como conduzir, junto a seus alunos, as atividades de leitura e produção de textos nas aulas de sua disciplina, de maneira a levá-los a uma compreensão mais efetiva dos conteúdos de sua área.
Curso 3 – Jornais de todos os tempos: informação e opinião no cotidiano e na escola
No curso 3 você irá trabalhar com os textos jornalísticos que circulam nas várias mídias, dentre as quais serão destacadas a impressa, a digital e a televisiva. Esta etapa do trabalho depende de uma retomada das características da esfera jornalística e da natureza dos textos que nela circulam. Serão estudados também os demais atores que fazem parte dessa esfera:, os jornais como empresas, as características do "produto" que vendem e os interesses em jogo no controle e veiculação da informação. Outros aspectos do trabalho neste curso incluem o processo de produção dos textos jornalísticos, o cotidiano dos jornalistas e demais articulistas e a função desses textos no dia-a-dia dos leitores, ouvintes e espectadores das notícias. O curso propõe, ao final, uma reflexão sobre como podem ser trabalhados os textos dessa esfera em sala de aula.
Curso 4 – Navegando na fruição: artes na rede
No curso 4 são focalizadas algumas linguagens das artes e é proposta uma reflexão sobre o tratamento que lhes é dado em ambientes virtuais. Estão incluídas a linguagem da música e das canções, a poesia em suas variadas formas, até mesmo a dos poemas digitais, e a pintura, da escola renascentista até as artes digitais, com seus recursos de animação, flash e pintura em pixels.
 
 Fonte: retirado do módulo de apresentação do programa no ambiente AVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário